Candeia Seguinte Raíz (Album, LP) capa, cover

Candeia, Seguinte… :Raiz

Seguinte… :Raiz é o segundo álbum de estúdio de Candeia. Foi lançado originalmente em 1971 pela gravadora Equipe. Ouça o LP e leia o texto de sua contracapa assinado por Adelzon Alves.

“Vem é lua” (Candeia)

Seguinte…
Pra moçada da política não é preciso dizer nada. Tá todo mundo de cabeça feita. Candeia é reza forte. Chegou, Tá bem chegado.
Pra quem não sabe de nada ainda. Vou usar um verso de um samba espetacular do Paulinho da Viola, para apresentar o grande sambista compositor:
acende uma chama
é o som de um samba
que chega nas ondas da noite

Candeia, Tôco Preto sabe porque foi gravado o pagode que leva seu nome. Não é preciso entregar o ouro aos bandidos aqui, né meu compadre.

Só falta dizer que na faixa Silêncio tamborim, única música que não é do Candeia, um novo compositor da Portela é apresentado ao público, como autor e intérprete. É o meu compadre Anézio do Cavaco. Esse também é reza forte. É preciso ser dito também, que o maestro Zé Roberto “aripiô”. Não só nas orquestrações, azeite de dendê, sal grosso etc… e tal, como no balanço de “cuzinha”, naquele orgão. O Helinho, no violão, também não foi fácil, malandro. Escuta a faixa Imaginação.

Adelzon Alves
contracapa


spotify | apple music

/info

Seguinte…: Raiz (LP Equipe, 800.004, 1971)

Candeia (Album, LP) capa, cover
capa: Luiz Pessanha

Lado A – “Vem é lua” (Candeia); “Filosofia do samba” (Candeia); “Silêncio tamborim” (Wilson Bombeiro-Anésio); “Saudade” (Candeia-Arthur Poerner); “Hora e a vez do samba” (Candeia); “Saudação a Tôco Prêto” (Candeia).

Lado B – “Vai prô lado de lá” (Candeia-Euclenes); “Regresso” (Candeia-Adelzon Alves); “De qualquer maneira” (Candeia); “Imaginação” (Candeia-Aldecy); “Minhas madrugadas” (Candeia-Paulinho da Viola); “Quarto escuro” (Candeia).


José Roberto (arranjos nas faixas 6 lado A, 4 e 6 lado B), Oswaldo Cadaxo (realização), A. Soluri (acessoria técnica), Walter (gravação), A. Perdigão (master), Adelzon Alves (assistente de produção), Luiz Pessanha (lay-out e desenhos).

/relacionados

Marcelo Oliveira
Marcelo Oliveira

Sou carioca, mangueirense e botafoguense. Meu objetivo com o blog é preservar a memória do SAMBA!

/novidades

Receba todas as novas publicações do blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *